Ex-árbitros opinam sobre gol polêmico na vitória do Panamá
MatériaMais Notícias
da bet nacional: A classificação do Panamá para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 rendeu festa e uma boa dose de polêmica. Na vitória por 2 a 1 sobre a Costa Rica, o placar foi aberto pelos panamenhos com um gol “fantasma”: em lance confuso, Elias Pérez dividiu com um adversário e, além de sofrer um pênalti, a bola não ultrapassou por completo a linha da meta.
Mesmo com a confusão até o gol ser assinalado, ex-árbitros não veem o lance como suficiente para uma possível anulação do jogo. Comentarista de arbitragem da ESPN, Sálvio Spinola detalhou que trata-se de uma interpretação errada:
continua após a publicidadeRelacionadasFutebol InternacionalVÍDEO: Veja o ‘gol fantasma’ que classificou o Panamá para a CopaFutebol Internacional11/10/2017Futebol InternacionalCONCACAF: Panamá consegue a vaga e EUA está fora da Copa do MundoFutebol Internacional10/10/2017Futebol InternacionalEliminatórias mundo afora! Veja como a rodada repercutiu na imprensa do exteriorFutebol Internacional11/10/2017
da dobrowin:
– Não chega a ser considerado erro de direito, passível de anulação do jogo. Neste lance, o árbitro não errou por desconhecimento da regra. Na verdade, houve uma interpretação errada dele do lance do gol do Panamá. A bola não chegou a entrar no gol, mas sua decisão fica como definitiva – afirmou, ao LANCE!.
Spinola reconheceu a dificuldade para o árbitro interpretar a jogada do gol:
– Além de não contar o recurso do “gol ou não-gol” naquele momento, muita coisa ocorreu na mesma jogada para o árbitro interpretar.
Comentarista de arbitragem da Rede Globo, Leonardo Gaciba também apontou que foram sucessivas jogadas para o juiz avaliar:
– Foi um erro de interpretação, e um “erro de fato” é considerado normal. Ainda mais em um lance como este, que ocorreram várias situações ao mesmo tempo. Ficou muito difícil para a parte técnica – disse, ao LANCE!.
Gaciba ainda indicou qual caminho a arbitragem tem de seguir em lances como este:
– A opção do árbitro tem de ser pelo consenso com a arbitragem. Foi uma jogada em que há dúvida de “gol ou não-gol” e também há a interpretação de um pênalti. É preciso muita cautela até apontar o reinício do jogo.