Seis países, três continentes e um novo formato: entenda como será a Copa do Mundo de 2030
MatériaMais Notícias
da brwin: A Fifa realizou o anúncio oficial, nesta quarta-feira, dos países que sediarão a Copa do Mundo de 2030. Os dois combinados que estavam como fortes adversários ao posto acabaram se juntando para receberem a festa do futebol em seu país. Entenda com o Lance! como funcionará a celebração do centenário da Copa.
continua após a publicidadeRelacionadasChampions LeagueAtlético de Madrid x Feyenoord: onde assistir, horário e escalações do jogo pela Champions LeagueChampions League04/10/2023NotíciasLuta pela sobrevivência! Aposte R$50 e ganhe R$190 com Chapecoense e ABC na Série BNotícias04/10/2023FlamengoMais que técnico: Flamengo aposta em perfil ‘paizão’ de Tite para retomada de confiança do elencoFlamengo04/10/2023
da bet vitoria: + América do Sul sediará jogos iniciais da Copa do Mundo de 2030; Espanha, Portugal e Marrocos recebem demais partidas
O combinado sul-americano de Argentina, Uruguai e Paraguai receberá os jogos iniciais do Mundial em território sul-americano. A abertura do torneio acontecerá no Estádio Centenario, em Montevidéu, palco da primeira final na história, e cada país terá um jogo da competição em seu território. A Associação de Futebol da Argentina já confirmou que a partida em seus domínios será da Albiceleste, e espera-se que a Celeste e a Albirroja também atuem diante de seus torcedores.
Já o restante da Copa acontecerá em outro combinado. Espanha, Portugal e Marrocos uniram forças e receberão o restante da competição na Europa e na África. Esta será a primeira vez que uma mesma edição do Mundial terá jogos em continentes diferentes. Serão 101 jogos realizados no trio, com a mudança de formato.
continua após a publicidade
+ Condição especial para matrícula no curso Gestor de Futebol, aprovado por Dante, Petković, Léo Moura e outros craques. Saiba mais!
+ Com Messi lesionado, Chicago Fire oferece bonificação para torcedores que forem ao duelo pela MLS
– Em 2030, teremos uma presença global única: três continentes e seis países acolhendo e unindo o mundo enquanto celebramos juntos o belo jogo, o centenário e a Copa do Mundo. Estaremos unidos não apenas em uma celebração do futebol, mas também no fornecimento de uma coesão social e cultural única – afirmou Gianni Infantino, presidente da Fifa, no comunicado oficial.
????
FIFA Council takes key decisions on FIFA World Cup™ editions in 2030 and 2034: Morocco, Portugal and Spain joint bid is the sole candidate to host FIFA World Cup 2030™
➡️https://t.co/cKJec1tIE4 pic.twitter.com/mwLRerCIlg— FIFA Media (@fifamedia) October 4, 2023
A Fifa definiu também como a competição será disputada a partir de 2026 (sediada na América do Norte). Serão 12 grupos de quatro seleções, com 48 ao todo. As quatro equipes se enfrentarão, avançando as três melhores para a fase de 32 avos. A partir disso, a Copa segue como conhecemos: quem vencer, avança de fase.
continua após a publicidade
Em relação ao trio da América do Sul, havia um outro país interessado em receber a Copa: o Chile. Em princípio, os chilenos haviam realizado um pré-acordo com Argentina, Uruguai e Paraguai para fazer parte da candidatura, mas desistiu. A Arábia Saudita, com o aporte do PIF local, chegou a se interessar pela competição, mas desistiu para voltar seu foco para 2034.
Tudo sobre
copa do mundo